sábado, 19 de março de 2011

Planilha de Navegação N.º 10 Rally a Pé/Juréia

Olá amigos...

Hoje (19/03) completa 6 dias após nossa participação da 2ª etapa do Campeonato Paulista de Rally a Pé. A distante porém bela Peruíbe (151 Km de Suzano) sediou o evento que também contou com uma etapa da Iron Adventure (3ª etapa) que somadas as duas organizações tivemos 57 equipes participantes desbravando os terrenos,águas e mangues do Guaraú.

Ficou combinado que iríamos no carro do Cris, que prontamente chegou à minha casa às 6:00. Um atraso básico na saída, com uma visita à Padaria Central para um café com pão. Chegamos bem atrasados em Poá para pegar o Tio Sergio e o Valdir, mas com todos no carro seguimos firmes na direção do litoral sul paulista.

Após muitos quilômetros, chegamos a bela Peruíbe rumando sentido Guaraú e em seu Centro Comunitário.Isso era por volta das 09:55:00. Bem amigos, a equipe Só no Asfalto já estava a postos para a sua largada e nós ainda teríamos o check-in a fazer. De pronto, o Bêni ajustou nosso horário de largada e saímos às 10:26:00 já com algum atraso.

Trecho tranquilo, urbano com uma passagem rápido ao lado de um campo de futebol com intensa partida de locais e seus espectadores. Tudo muito tranquilo mesmo até a chegada do neutro. E já estávamos contentes pois tínhamos encontrado a 1ª foto e 1 minuto e 35 segundos de atraso no PC do neutro. Mas parece que a treta ia começar. O nosso neutro estava junto com o neutro da Iron (próximos) e o povo da Iron (equipes) estavam saído da trilha que iríamos pegar todos sujos de lama. Sujo é elogio. Estavam muito elameados, todos mesmo.

Após o descanço, iniciamos a temida trilha, mas também tava muito de boa, sem maiores complicações. E tudo ia bem, pois estávamos encontrando todas as senhas virtuais e a 2ª foto! Mas foi um trecho de trilha muito longo, com muitos "borrachudos" nos atacando, muitos mesmos....

Cada integrante da nossa equipe tinha uma colônia de "borrachudos" em volta. Era tapa pra lá, tapa pra cá, coçando aqui e alí. E ficava muito difícil realizar os cálculos e paradas para ficar no ritmo da prova com tantos "borrachudos" atacando. Quando chegamos ao rio (e que rio) os "borrachudos" foram embora, cansaram talvez, depois de "chupar" tanto sangue bom ! kkk

Só lembro que depois do rio iniciaria um trecho de mangue.Aí sim a minha bota novinha ficou preta de lama do mangue. Difícil o trecho, o pé afundava literalmente, um ajudava o outro a sair do atoleiro. Mas por fim chega o mangue e neste PC um enorme atraso com perda de 556 pontos!

Agora a hora punk da prova: _O trecho de deslocamento que estava sendo feito de barco: Como terminamos na beira do rio, haveria nova largada na praia depois de um deslocamento de 5 minutos em barco pelo rio Guaraú. O Valdir foi primeiro com alguns integrantes de outras equipes. Eu, o Cris e o Tio Sergio ficamos aguardando a chegada de outro barco. Depois de uns minutos ele chegou.

O Tio Sergio foi o 4º a entrar no barco. O Cris foi logo em seguida, depois uma menina de outra equipe e depois eu. Só ai são 7 no barco, com o barqueiro 8.(Um adendo: após a prova foi nos falado que durante o briefing o Bêni disse que seriam 8 por barco, mas nesse momento estávamos ainda na estrada).

Depois que eu subi, entraram mais 7 pessoas: 4 homens, 1 mulher e duas crianças !!

No início de boa, todo mundo curtindo o passeio, lugar muito lindo, maravilhoso, mas ...

... próximo a praia começou a entrar água pela frente do barco e as pessoas que estavam na frente no desespero começaram a vir para a parte de trás do barco. O barqueiro que não viu a água entrar continuou acelerando o barco e aí não deu outra: o barco virou com todos. É muito estranho: Num primeiro momento não queria acreditar que o barco iria virar e aí virou. Depois só conseguia pensar no Cris: "_ Será que ele sabe nadar?" Mas Graças a Deus ele sabe boiar e ficou de boa e eu só falando pra ele ficar relaxado e que em breve sairíamos daquela situação. O Tio Sergio ficou com alguns coletes que também o ajudaram a boiar.

Quanto aos outros, conseguiram se apoiar no barco que ficou de cabeça pra baixo. Acho que ficamos uns 2 a 3 minutos na água até que chegaram dois rapazes em jet-sky e que tirou eu e meu primo. Deus sabe o quanto agradeci aquele rapaz que me tirou daquela situação.

Quando chegamos à praia vi que o Tio Sergio e o restante que estavam no barco estavam alguns metros de nós.Fomos ao encontro deles. Graças a Deus também todos estavam bem, as crianças muito assustadas, mas todos estavam bem.

A indignação era total. Ninguém esperava que aquilo fosse acontecer, mas aconteceu.Quanto ao restante da prova, da minha parte não tinha mais motivação: A câmera digital molhada, os celulares do Cris, Sergio e Valdir molhadas, minhas bússolas perdidas no rio, a calculadora pifada, planilha esfarelada no rio, a caneta também rio abaixo e o corpo todo molhado.....ah, ganhei uma pancada na canela que ficou inchada por 2 dias.

No final ficamos em 5º lugar e todos de volta pra Suzano. 2 horas e meia de viagem....

Bem, quanto a metragem vou buscar depois com o Bêni pois fiquei sem planilha.Mas foi uma pena pois estávamos liderando a prova até o penúltimo PC. Fica pra próxima....

Um comentário:

  1. Minha nossa! Que história, hein?

    Pelo menos saíram todos vivos... E pensar que cheguei a cogitar de fazermos a prova do Iron no Guaraú...

    []'s

    ResponderExcluir